segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pamukkale: o tesouro escondido da Turquia

por Marcinha Lopes

Pamukkale foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO, atrai turistas o ano todo, porém ainda não é um dos pontos mais visitados na Turquia. O local impressiona pelo incrível conjunto de piscinas termais feitas de calcário, dispostas ao longo de uma montanha de 200 metros de altura. Esse patrimônio só se formou devido à precipitação de carbonato de cálcio vindo das águas quentes da montanha, que deram origem às piscinas de mármore travertino. A estrutura é branca como algodão, daí a origem do nome Pamukkale, que significa '‘castelos de algodão'’. No mesmo complexo onde estão as piscinas termais, existem as ruinas de Hierapolis. O ingresso para Pamukkale custa 25 Liras turcas e pode ser comprado na hora, na portaria de entrada do complexo, este ingresso dá direito ao turista de visitar ambos locais, exceto as piscinas de Cleópatra, para visita-las, é necessário pagar um valor extra (cerca de 30 Liras turcas). Nas piscinas termais, os turistas podem se banhar, mas não podem entrar no complexo usando calçados, apenas meias.

Durante o império Romano, o local ficou conhecido como ‘’centro de saúde’’, mas além da beleza e de suas águas terapêuticas, Pamukkale tem fundamental importância histórica. Dizem que Cleópatra frequentava essa região, outros afirmam que na verdade era Marco Antônio, mas nunca houve qualquer confirmação disso.

Imagem: Pamukkale, Turquia
Fonte: Do Autor

É possível, e mais do que suficiente, conhecer Pamukkale em um dia, caso queira ficar mais tempo, existem tours e atividades diversas, como saltos de parapente. Próximo ao complexo, a cerca de 50 metros, há restaurantes, hotéis e agências de turismo, e a cada meia hora passam vans para levar e trazer turistas da rodoviária e do aeroporto.

Para chegar em Pamukkale via avião basta pegar um voo para Denizli e depois um transfer até os pés do complexo, lá existem restaurantes, hotéis e agências de turismo, mas não há necessidade de comprar o ingresso com elas, a menos que queira fazer esportes e tours diferenciados. Há ainda a opção de chegar em Pamukkale de ônibus, mas é preciso ir também até Denizli. Diversas empresas fazem o trajeto saindo de Istambul ou até mesmo da Capadócia, tais como a viação Pamukkale e a viação Metro, a passagem custa em média 65 liras turcas e a viagem dura aproximadamente 10 horas, depois é só pegar uma van da rodoviária para os pés do complexo.


Imagem: Pamukkale, Turquia
Fonte: Do Autor 

        Imagem: Pamukkale, Turquia
Fonte: Do Autor
                         
Gostou da dica? Então fique ligado no Planeta Criativo que logo logo tem mais!
Curta a gente no Facebook e no Instagram @planetacriativo.
Deixe seu comentário ou sugestão aqui embaixo. Nos vemos na próxima!


Imagem: Pamukkale, Turquia
Fonte: Do Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário