domingo, 21 de maio de 2017

New York, New York: A cidade que nunca dorme

Imagem 1: Vista do Rockefeller Center, Nova York. 
Fonte: Do Autor 

Nova York sempre foi um dos meus destinos de viagem mais cobiçados e sabia que teria que ficar pelo menos 10 dias para conhecer bem a cidade, afinal a variedade de atrações culturais e turísticas é muito grande, além de ser um ótimo local para fazer compras, sair à noite e desfrutar de boa comida. Acabei ficando 11 dias e foi uma experiência inesquecível. Pude conhecer não só Manhattan, mas também lugares pouco explorados pelos turistas tradicionais. Contarei tudo pra vocês nesta e nas próximas postagens.
Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e a terceira mais populosa das Américas. É referência mundial em diversos setores: artes, mídia, moda, finanças, tecnologia, entretenimento, educação e assuntos internacionais.
A cidade é dividida em cinco boroughs (distritos): Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Desses cinco, conheci apenas 3: Manhattan, Queens e Brooklyn. É sobre esses 3 que falarei a seguir.

Imagem 2: Distritos de Nova York. 

Antes de contar pra vocês o meu roteiro em Nova York, gostaria de indicar alguns filmes e séries de TV que mostram a cidade e que são muito legais pra ilustrar um pouco o que é New York City.

Séries:

1- Gossip Girl – A minha série favorita sobre Nova York. Pode até ser um pouco fútil, mas o figurino, a trilha sonora e as vistas da cidade, principalmente do Upper East Side, são sensacionais. Quando estive em Nova York, fiz o tour guiado pelas locações onde eles filmaram a série, muito legal!
2- How I met your mother – A melhor série de comédia na minha opinião. Além de ser muito engraçada, os atores são muito bon e a história se passa em Nova York. Eu estive no pub que inspirou o pub que os personagens frequentavam na série.
3- Sex and the city – Impossível não mencionar, outra série girly que também se passa em NYC.
4- Friends – acho que não existe uma pessoa que nunca assistiu pelo menos um episódio de Friends. Existem várias atrações inspiradas na série na cidade.
5- Mozart in the Jungle – Estou viciada nesta série. É sobre o mundo louco da música clássica em Nova York, estrelada por um dos meus atores favoritos, Gael Garcia Bernal.

Filmes:

1- O Diabo veste Prada – um dos meus favoritos, com duas das minhas atrizes favoritas, Meryl Streep e Anne Hathaway, e um figurino deslumbrante. Já é um clássico.
2- Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever) – musical que se passa no Brooklyn, com John Travolta, obrigatório para quem curte musicais.   
3- West Side Story – mais um musical pra lista, também obrigatório.
4- Bonequinha de Luxo – clássico estrelado pela Audrey Hepburn, não preciso dizer mais nada, né?
5- Cisne Negro – este filme é incrível e rendeu o Oscar à Natalie Portman, sobre os conflitos de uma bailarina em Nova York.
6- Prenda-me se for capaz – que filme fantástico! Aclamado pela crítica, com Tom Hanks e Leonardo DiCaprio e direção de Steven Spielberg.
7- O Lobo de Wall Street – Leonardo DiCaprio merecia um Oscar por sua performance neste filme, e o filme é fenomenal também.
8 – Requiem para um Sonho – Pesado, sobre drogas, mas muito bom! Trilha Sonora bastante conhecida.

Citei aqui algumas séries e filmes que gostei, mas existem muitos outros e Nova York está muito presente no nosso imaginário graças ao Cinema e à Televisão.


Atrações Turísticas em Manhattan



Imagem 3: Mapa de Manhattan. 
Fonte: Germadnik


Lower Manhattan

1. Wall Street


Wall Street é a personificação de todo o sistema financeiro dos EUA. A rua está localizada em Lower Manhattan, no Financial District. É o lar da Bolsa de Valores de Nova York e as sedes dos maiores bancos do mundo e outras instituições financeiras estão aqui.

O que visitar?

  • Federal Hall National Memorial:
O Federal Hall foi construído em 1700 como sede do governo da cidade de Nova Iorque. Mais tarde tornou-se o primeiro edifício capitólio dos Estados Unidos sob a constituição, onde George Washington tomou posse como primeiro presidente dos Estados Unidos. Foi demolido em 1812. No local foi construído o Federal Hall National Memorial, que serve como a Casa da Alfândega de Nova York. 
Metrô: estação Wall St.
Horários: 9 às 17h de segunda à sexta.

Imagem 4: Federal Hall National Memorial 
Fonte: Do Autor

  • Federal Reserve Bank

Metrô: estação Fulton St. Broadway Nassau.
Horários: 13 e 14 h de segunda à sexta, exceto feriados.
O tour é gratuito e pode ser reservado pelo site www. newyorkfed.org


Imagem 5: Federal Reserve Bank

  • Trinity Church
Igreja anglicana no cruzamento entre a Wall Street e a Broadway. Seu interior é bem bonito e o área externa conta com um jardim e um pequeno cemitério.  
Metrô: estação Wall St., Rector St.

Imagem 6: Trinity Church, Nova York
Fonte: Do Autor

  • New York Stock Exchange

É a famosa Bolsa de Valores de Nova York, infelizmente não aberta ao público.
Metrô: estação Wall St. ou Rector St.

Imagem 7: Bolsa de Valores de Nova York
Fonte: Mod the Sims

2. Memorial do World Trade Center


National September 11 Memorial é um tributo aos mortos nos ataques terroristas de 2001 nas torres gêmeas, na Pensilvânia e no Pentágono. Na área do ground zero (marco zero) estão dois espelhos d’água com cascata cercados por 400 pés de carvalho. Cada “piscina” tem quase 1 acre de extensão e as quedas d’água constituem as maiores cachoeiras artificiais da América do Norte. Os nomes de todas as pessoas que morreram nos ataques estão inscritos em painéis de bronze ao redor das piscinas.
O memorial pode ser visitado gratuitamente, mas para entrar no museu é necessário comprar o ingresso no site oficial, que custa 24 dólares para adultos.
Horários:
- Memorial: aberto diariamente  das 7:30 às 21h. 
- Museu: domingo à quinta das 9 às 20h (18h última entrada), sexta e sábado das 9 às 21h (19h última entrada)


Imagem 8: Memorial do World Trade Center, Nova York
Fonte; Do Autor 


4. Skyscraper Museum


O Scryscraper Museum (Museu do Arranha-Céu) celebra o rico patrimônio arquitetônico da cidade e examina as forças históricas e os indivíduos que moldaram seus skylines.
Metro: estação Bowling St. ou Rector St.
Horário: 12-18h de quarta à dom.
Entrada: 5 euros adultos, 2,50 para estudantes. 


Imagem 9: Skyscraper Museum, Nova York
Fonte: Do Autor


Continua...