quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dica de Cinema: Capitão Phillips

Imagem: Cena do Filme ''Capitão Phillips''

Após uma longa pausa, estou de volta. Mas a demora foi por uma boa causa, estive no Rio de Janeiro e trarei em breve muitas dicas pra vocês. Hoje falarei sobre um filme que assisti algumas semanas atrás e que eu recomendo. Ele recebeu indicações ao Oscar de 2014 e foi muito elogiado pelos críticos de cinema.  O filme em questão é o Capitão Phillips (Captain Phillips, 2013), cuja história foi adaptada de um livro baseado em fatos reais, escrito pelo verdadeiro Capitão Phillips, após ter tido seu navio atacado por piratas somalis. É um assunto bastante atual, a Pirataria na Somália, e o filme é muito bem feito. Talvez tenha faltado um pouco mais de carga ideológica e política no filme, sendo uma questão tão polêmica, de um povo marginalizado como é o da Somália, mas ainda assim gostei bastante da produção.

O enredo opõe desde o início os dois personagens centrais na trama, que são o Capitão Phillips e o somaliano Muse, que está no comando do ataque ao navio americano. Se, por um lado, o capitão americano é calmo e sensato, o somaliano é um jovem impulsivo, mas muito determinado. Ao contrário do que se espera de um blockbuster hollywoodiano, os piratas somalis não são mostrados somente como vilões da história, mas como seres humanos que mal sabem no que estão se metendo. Barkhad Abdi, que interpreta Muse, até então desconhecido pelo grande público, foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, graças à sua incrível atuação no filme. Tom Hanks, por sua vez, mostrou mais uma vez que não brinca em serviço (a cena final é uma grande prova disso) e, na minha opinião, também merecia uma indicação da academia. Pra você que se interessou, uma pequena sinopse do filme:
‘‘Richard Phillips (Tom Hanks) é um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Logo no início do trajeto, ele recebe a mensagem de que piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar. A situação não demora a se concretizar, quando dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Uma estratégia inicial faz com que os agressores recuem, apenas para retornar no dia seguinte. Embora Phillips utilize todos os procedimentos possíveis para dispersar os inimigos, eles conseguem subir a bordo, ameaçando a vida de todos. ‘’ (Adoro Cinema)
E por fim, algumas curiosidades, um tanto quanto decepcionantes, sobre os fatos reais que inspiraram o filme: (Contêm Spoilers!)

Em 8 de abril de 2009, o navio Maersk Alabama foi sequestrado por quatro piratas somalis, e o capitão do navio foi levado como refém em um bote salva vidas, sendo depois resgatado por um grupo de SEALs. Até aí a história é bem parecida com a do filme. No entanto, o capitão Phillips da vida real não foi nada heroico como o vivido por Tom Hanks. A maioria dos tripulantes do navio processaram seu capitão por não ter tomado as providências de segurança necessárias. Eles afirmaram que Phillips não atendeu aos avisos de ameaça pirata e negligenciou a situação, colocando em risco a tripulação. O herói da história foi, na realidade, o engenheiro Mike Perry, que foi quem levou a tripulação à casa de máquinas e rendeu um dos piratas. Mas antes que você fique com raiva do filme, saiba que o grande mentiroso foi o livro, escrito pelo Capitão, que conta a visão do mesmo sobre a história (''Dever de Capitão, Richard Phillips'').

Fiel à realidade ou não, o filme não deixa de ser ótimo, conduzido firmemente pela direção de Paul Greengrass e pelo elenco. Capitão Phillips é um prato cheio de suspense e ação para os amantes do cinema, não deixem de assistir.

Por hoje é só, espero que tenham gostado da dica e da crítica, deixem comentários e curtam a página no Facebook, hein? Espero vocês na próxima!


Imagem: O Verdadeiro Capitão Richard Phillips 


Referências:

ADORO CINEMA (Brasil). Capitão Phillips: Sinopse e Detalhes. 2013. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-191696/>. Acesso em: 29 jan. 2015.


BASEADO EM FATOS IRREAIS (Brasil). Capitão Phillips. Disponível em: <https://baseadoemfatosirreais.wordpress.com/2014/01/29/capitao-phillips-2013/>. Acesso em: 29 jan. 2015.

ROLLING STONE. UOL (Brasil). Oscar 2014: saiba quem levou a estatueta para casa. 2014. Disponível em: <http://rollingstone.uol.com.br/noticia/oscar-2014-saiba-quem-levou-estatueta-para-casa--/>. Acesso em: 29 jan. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário