domingo, 27 de setembro de 2015

Londres - Parte II: City, St. Pancras e Camden

por Ana Paula Teixeira

Continuamos neste post com mais dicas sobre Londres, desta vez falaremos sobre atrações de outras regiões da cidade. Se você ainda não leu a primeira parte, clique aqui


Atrações turísticas e culturais (dividas por regiões)


      City / Shoreditch

Esta região abriga parte do centro histórico de Londres, relíquias do passado poupadas no Grande Incêndio de 1666 e nos ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial. A City é o centro financeiro e de negócios de Londres. Shoreditch, mais ao norte, é ponto de encontro dos boêmios.

  • Swiss Re Tower
Prédio famoso do arquiteto Norman Foster, mais conhecido como ‘‘o pepino’’, por ter o formato parecido com o desse vegetal. É fácil reconhecer este prédio peculiar de 180 metros de altura na skyline de Londres.  É possível avistá-lo do outro lado do rio Tâmisa e a vista é bem bacana.

Endereço: 30 Saint Mary Axe
Metrô: Estações Aldgate ou Liverpool Street


Imagem: Visão da City, The Anchor Bar
Fonte: Do Autor

  •  St. Paul’s Cathedral
Esta catedral é uma construção que data da Era Medieval. É um ponto turístico de grande circulação em Londres, trata-se da sede do Bispo na capital inglesa. É também onde o Príncipe Charles casou-se com a princesa Diana em 1981. Sua cúpula é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Endereço: St Paul’s Churchyard EC4
Aberto ao público: das 8:30 às 16:30, de segunda à sábado.
Ingresso: 18 libras

Imagem: St. Paul's Cathedral
Fonte: Do Autor 

  •  Museum of London
O Museu de Londres possui nove galerias gratuitas que contam a história de Londres desde seus primórdios, desde antes da invasão romana e do seu primeiro nome, Londinium. Uma das melhores maneiras de visitar o museu é participando do tour gratuito, oferecido diariamente.

Endereço: London Wall EC2
Ingresso: Gratuito para a as exposições permanentes
Aberto ao público: Todo dia, das 10h às 18h
Estações de metrô: Barbican, St Paul’s, Moorgate


Imagem: Museum of London

  •   Leadenhall Market
Sob as torres do Lloyd Building, um complexo de alumínio projetado por Richard Rogers em 1986, encontra-se um luxuoso mercado de flores, joias e objetos de arte. Esse mercado vitoriano possui arcadas metálicas das cores creme e vermelha, e uma cúpula de vidro. Esta é mais uma dica para os fãs de Harry Potter: este mercado foi uma das locações do primeiro filme: A Pedra Filosofal. Lembra aquela cena em que o Harry está lendo em voz alta a lista de ‘‘materiais escolares’’ e pergunta ao Hagrid: ‘‘Mas, Hagrid, vamos encontrar tudo isso em Londres?’’, pouco antes de irem ao Beco Diagonal? Aquela cena foi filmada no Leadenhall Market.

Endereço: London EC3V 1LT
Aberto de segunda à sexta das 9:00 às 17:30.
Metrô: Estações Monument ou Bank


Imagem: Leadenhall Market 
Fonte: Do Autor

  • ·Barbican Centre
Um importante centro cultural de Londres, um dos maiores da Europa, que sedia shows, peças de teatro, espetáculos de dança, mostras de arte, de cinema e festivais de música de qualidade. Confira a programação aqui.

Endereço: Silk St, London EC2Y 8DS, Reino Unido
Aberto de segunda à sábado das 9 às 23 e domingo das 10 às 23.
Metrô: Estações Moorgate e Liverpool Street
  
Imagem: Barbican Centre
Fonte: Euron

       St. Pancras / Camden

A leste, restaurantes, bares e lojas descoladas, no bairro boêmio de Islington; ao sul, a prestigiada British Library, na região industrial de King’s Cross. A oeste, em Camden Town, as ruas que margeiam o canal lotam de visitantes durante o dia, nas lojas e no mercado de Camden, ou à noite, nos vários pubs e casas noturnas deste bairro alternativo.

  •  Charles Dickens Museum
Charles Dickens foi um dos maiores escritores britânicos. Em Londres, os leitores podem visitar a casa onde o escritor viveu de 1837 a 1839 e criou os clássicos Oliver Twist e Nicholas Nickleby. A casa recria o ambiente da época, com quartos decorados, manuscritos, retratos e cartas. Trata-se da maior coleção de objetos do escritor. Além disso, toda a renda obtida com os ingressos é revertida para instituições de caridade.

Endereço: 48 DOughty Street WC1N 2LX
Aberto ao público: Diariamente, das 10h às 17h (última entrada às 16h)
Ingressos: 8 libras
Estações de metrô: Russell Square (Piccadilly Line), Chancery Lane, Holborn (Central Line) ou Kings Cross St Pancras

Imagem: Charles Dicken's Museum
Fonte: Daily Mail

  •   British Library
A biblioteca nacional da Inglaterra reúne, entre seus tesouros, originais de Freud, Darwin, Joyce, Da Vinci, Lennon e McCartney, a Carta Magna, a bíblia de Gutenberg, que principiou a produção em massa de livros no Ocidente, partituras originais de Mozart e Beethoven, os primeiros trabalhos de Shakespeare, uma coleção de mais de 14 milhões de livros e manuscritos históricos de até 2 mil anos antes de Cristo, totalizando mais de 150 milhões de itens. E o que deixa essa atração ainda mais inacreditável é o fato de ser gratuita! A biblioteca organiza também exposições temporárias, que são interessantíssimas, porém pagas. Confira aqui a programação.

Endereço: 96 Euston Rd
Metrô: Estações King’s Cross/St Pancras; Euston; Euston Square
Horários: Segunda a sexta, das 9h30 às 18h (terça até 20h); Sábados, das 9h30 às 17h; Domingos e feriados, das 11h às 17h

Imagem: British Library
Fonte: Do Autor

  • · Estação King’s Cross/St Pancras
Quem leu os livros da série Harry Potter ou assistiu aos filmes, vai reconhecer o nome dessa estação. É na King’s Cross que Harry e seus colegas pegam o trem para Hogwarts. Entretanto, no filme, eles resolveram usar a estação St. Pancras International como locação, que fica no mesmo local. Vale a pena visitar os dois prédios: St. Pancras, uma tradicional estação inglesa e King’s Cross, que é mais modernosa. 

Em homenagem aos fãs de Harry Potter, foi criada uma plataforma 9 ¾, com direito a plaquinha na parede e um carrinho de bagagens. Eu aconselho deixar a visita para a noite, quando outras atrações já fecharam. Depois das 20h, há pouco movimento no lugar, favorecendo quem deseja posar para a foto, pois durante o dia a fila fica realmente enorme. 

Onde fica: fica próximo à plataforma 9 da estação King’s Cross. Se você não encontrar, pergunte a um funcionário. Eles já estão acostumados a responder essa pergunta.

Ao lado fica a loja do Harry Potter, lá você pode comprar de tudo, varinhas, feijõezinhos de todos os sabores, sapos de chocolate, cachecóis das casas de Hogwarts, bichos de pelúcia, chaveiros, camisetas etc. Os preços são bem salgados (principalmente por conta da cotação da libra), mas se você é fã como eu, vale a pena levar uma lembrancinha de lá.


Imagem: Loja Harry Potter King's Cross
Fonte: Do Autor

Além de ser famosa pelo Harry Potter a estação é muito importante e central na cidade de Londres, lá você pode tem acesso a seis linhas de metrô, a trens para outras cidades da Inglaterra e até para outros países.

Endereço: Euston Rd, London N1C 4QP, Reino Unido
Horário: aproximadamente das 5h30 à meia-noite

Imagem: King's Cross Station
Fonte: Do Autor

Imagem: St Pancras
Fonte: Do Autor

  •  Camden Town
Camden Town é comumente descrita como o bairro dos indivíduos mais exóticos e alternativos de Londres, com cabelos coloridos, piercings e tatuagens por todo o corpo. O bairro pode ser visitado qualquer dia, mas algumas lojas só abrem no fim de semana, quando milhares de turistas invadem o local.
Ao sair da estação de metrô Camden Town, siga a multidão em direção à Camden Lock. Pare nas lojas que achar mais interessantes. Não deixe de descer até o canal e dar uma voltinha. Experimente também algumas das iguarias exóticas de Camden Lock, deixe para fazer sua refeição lá. 


 Imagem: Camden Town
Fonte: Do Autor 

- Camden Lock

É um famoso mercado de rua em Londres, uma feira que oferece de tudo: artesanato curioso, roupas que variam das mais descoladas às mais bregas, peças de design divertidas, acessórios diversos, comidas típicas de vários países e boas cervejas.

Endereço: Camden High St
Horário: 10 – 18 todos os dias.
Metrô: Estação Camden Town

Imagem: Camden Lock
Fonte: Do Autor

  • ·London Zoo

O London Zoo é o zoológico científico mais antigo do mundo, inaugurado em 1828, surpreende até o mais pessimista dos viajantes com sua riquíssima fauna. O Zoológico de Londres reúne mais de 720 espécies de animais em 14 hectares de terra. Os adultos também adoram esta atração.

Endereço: Outer Circle NW1
Metrô: Camden Town (meio longe, verifique as linhas de ônibus)
Ingressos: 22,50 (comprando online) e 25 na hora
Compre online: http://www.zsl.org/zsl-london-zoo/visit/entry-costs,118,AR.html
Horários:
Até 23/10/15: Das 10 às 17:30 (última entrada às 16:30)
Até 01/11/15: Das 10 às 17:00 (última entrada às 16h)
Após 02/11/15: Das 10 às 16 (última entrada às 15)

Imagem: London Zoo


Por hoje é só, fique de olho para mais dicas sobre Londres no próximo post: Londres - Parte III. Curta nossa página no Facebook e receba as novidades em primeira mão! Até mais!

domingo, 13 de setembro de 2015

Londres - Parte I: Westminster e Covent Garden

por Ana Paula Teixeira

Londres não é somente a capital da terra da rainha, é uma cidade cosmopolita, imperdível para quem gosta de viajar, de visitar belos monumentos e museus, beber uma boa cerveja, curtir uma balada ou assistir a um show no parque. Há infinitas opções de lazer, para todos os gostos e idades. Neste post, você encontrará algumas dicas de turismo cultural, de lugares para comer e se hospedar, para fazer compras e muito mais. Para não tornar o post muito longo postaremos em partes. 

Quanto tempo ficar?

Eu estive em Londres duas vezes, na primeira fiquei vinte dias e na segunda, apenas quatro. Se você é o tipo de pessoa que, como eu, adora conhecer o máximo possível de atrações culturais, de parques, de sair à noite e de ainda ter aquele tempinho para fazer compras, eu recomendo que fique pelo menos uma semana. E não digo isso somente por ser minha cidade favorita do mundo, mas porque realmente tem muita coisa para fazer.


Atrações turísticas e culturais (dividas por região)

Westminster / Whitehall

Esta região de Londres aparece com frequência nos filmes hollywoodianos e é bem conhecida dos turistas, até dos mais leigos. Nela encontram-se os principais símbolos do poder político e religioso da Inglaterra: a residência real, o Parlamento e as igrejas.

  • Palácio de Buckingham

O Palácio tornou-se a residência oficial da monarquia britânica em 1837, no governo da Rainha Vitória.

Endereço: The Mall SW1, Buckingham Palace, London SW1A 1AA
Abertura ao público:
25 julho - 31 agosto (aberto diariamente das 09:30-19:30)
1-27 setembro (09:30-18:30)
Preço: 35 libras
Metrô: Estação Victoria (Circle, District e Victoria Line), St James’s Park (District e Circle) e Green Park (Jubilee, Piccadilly e Victoria Lines).
Site oficial: https://www.royalcollection.org.uk


Imagem 1 - Buckingham Palace
Fonte: Do Autor

  • Queen’s Gallery

A galeria da Rainha é um espaço permanente de exposição de objetos e tesouros da Coleção Real como joias, vestidos, móveis, obras de arte, entre outros.

Aberto ao público:
2 Jan - 24 Jul: diariamente 10:00-17:30
25 Jul – 27 Set: diariamente 09:30-17:30
28 Set - 31 Dez: diariamente 10:00-17:30
Preços: Adulto: 10 libras
Metrô: Estação Victoria (Circle, District e Victoria Line), St James’s Park (District e Circle) e Green Park (Jubilee, Piccadilly e Victoria Lines).


  •  National Gallery 

Um belo museu, de arquitetura em estilo vitoriano, com a incrível vantagem de ser gratuito. Reúne a coleção nacional de pinturas desde o século XIII até o XIX. Entre as preciosidades estão obras de Michelangelo, Raphael, Jan van Eyck, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Rubens, Rembrandt, Diego Velázquez, Claude Monet, Paul Cézanne e Van Gogh. Confira os principais quadros aqui

Endereço: Trafalgar Square WC2
Aberto ao público:
diariamente 10:00 – 18:00
Sexta 10:00 – 21:00
Estação de metrô: Charing Cross
Site oficial: http://www.nationalgallery.org.uk/


Imagem 2 - National Gallery
Fonte: Do Autor

  • Abadia de Westminster

Fundada no ano 960, a Westminster Abbey é uma das construções mais importantes do Reino Unido, de arquitetura gótica, é famosa mundialmente por ser o local de coroação da monarquia, além de ser a igreja onde se casaram Príncipe William e Kate Middleton, em 2011. Geoffrey Choucer, William Shakespeare, Sir Isaac Newton e Charles Darwin estão sepultados lá.

Endereço: Deans Yard
Aberta ao público: Geralmente ela fica aberta à visitação de segunda à sábado, mas é bom consultar o site para mais informações.
Estação de metrô: Westminster
Site oficial: http://www.westminster-abbey.org/visit-us


Imagem 3 - Westminster Abbey
Fonte: Do Autor
  • Palácio de Westminster

Este é um dos prédios mais imponentes e característicos de Londres, ele possui mais de mil salas e cinco quilômetros de corredores. Muitas pessoas não sabem que o famoso ‘‘Big Ben’’ é na realidade um sino de treze toneladas que reside na torre do palácio. O melhor lugar para se avistar a Houses of Parliamente e o Big Ben é da ponte de Westminster. De lá você também terá uma bela vista do Rio Tâmisa e do London Eye, uma roda gigante que serve como observatório da cidade, outra atração muito famosa.

Visitas ao Palácio
O parlamento britânico pode ser visitado de duas maneiras. Durante a semana, pode-se acompanhar os debates da casa, no sábado e durante o verão, o turista também pode fazer um tour guiado pelos prédios do Palácio de Westminster. Para saber mais sobre os tours guiados acesse:
http://www.parliament.uk/visiting/visiting-and-tours/tours-of-parliament/guided-tours-of-parliament/

Endereço: 20 Dean’s Yard, Westminster
Estações de metrô: Westminster ou Waterloo.
Site oficial: http://www.parliament.uk/

Imagem 4 - Houses of Parliament
Fonte: Do Autor

Imagem 5 - London Eye
Fonte: Do Autor


          Covent Garden / Soho / Bloomsbury:

A região entre Piccadilly Circus e Covent Garden é uma das mais movimentadas da capital britânica, seja durante o dia ou à noite. De dia, o alvoroço fica por conta dos consumidores ao longo da Oxford Street e dos cafés de Covent Garden, durante à noite, os teatros são invadidos pelos amantes do teatro musical e de óperas.


  • British Museum

O Museu Britânico foi o primeiro grande museu público, gratuito, nacional e secular em todo o mundo. Foi também pioneiro nos métodos museológicos. Ele abriga relíquias da história universal, entre elas máscaras astecas, moedas do período helenístico, esculturas egípcias e gregas, a  Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas, totalizando mais de 13 milhões de peças históricas.

Endereço: Great Russel St WC1
Entrada gratuita!
Aberto ao público: Diariamente das 10:00 às 17:30
Estação de metrô: Holborn

Imagem 6 - British Museum
Fonte: Do Autor

  • Royal Opera House

A Royal Opera House é uma casa de espetáculos localizada em Covent Garden. É um dos melhores locais do mundo para se apreciar um espetáculo de balé, concerto ou ópera.  É sede da companhia de ópera “The Royal Opera“, da companhia de balé “The Royal Ballet” e da Orquestra do Royal Opera House. Para comprar ingressos para espetáculos acesse:

Eu assisti em julho de 2015 a montagem da ópera ‘‘Guillaume Tell’’ de Rossini. Recomendo muito a experiência. O local é deslumbrante.

Tours na Royal Opera House
Há dois tours guiados diferentes pelo teatro. Um, chamado “Velvet, gilt and glamour”, com ingressos a £7,00. O tour, com duração de 45 minutos, enfoca os aspectos arquitetônicos e históricos do auditório principal.
O outro, chamado “Backstage Tour”, tem duração de 1,5 h e custa £10,00. Neste tour, é possível, além de conhecer o backstage, saber detalhes das produções recentes. Confira informações completas pelo site: http://www.roh.org.uk/visit/tours

Endereço: Bow St
Metrô: estação Covent Garden


Imagem 7 - Royal Opera House
Fonte: Do Autor
  • Somerset House

É um palácio neoclássico situado entre a Strand e o Rio Tâmisa. É um centro cultural e artístico que abriga exposições e promove apresentações durante todo o ano. Também é conhecido pela grande pista de patinação no gelo que fica à disposição dos turistas e visitanted locais durante os meses de inverno. Dentro desse centro cultural encontram-se duas galerias interessantes: a Courtauld Gallery e a Embankment Gallery.

Endereço: Strand WC2
Estação: Temple

- Courtauld Gallery

Reúne obras impressionistas e pós-impressionistas. Uma excepcional coleção de pinturas, desenhos, esculturas e gravuras, da Renascença ao século XX.

Aberta diariamente de 10:00 às 18:00.
Ingressos: £6,00 para a coleção permanente e todas as exposições temporárias e segundas-feiras  £3,00 (dia inteiro).

- Embankment Gallery

Exposições de design, arquitetura, moda e fotografia.

Aberta diariamente das 10.00-18.00

Site oficial: http://www.somersethouse.org.uk


Imagem 8 - Somerset House

Continua no próximo post...

Curta nossa página no Facebook, clique aqui
Até mais!


Referências

MAPA DE LONDRES. Atrações . Disponível em: <http://mapadelondres.org/>. Acesso em: 20 jun. 2013.