domingo, 13 de setembro de 2015

Londres - Parte I: Westminster e Covent Garden

por Ana Paula Teixeira

Londres não é somente a capital da terra da rainha, é uma cidade cosmopolita, imperdível para quem gosta de viajar, de visitar belos monumentos e museus, beber uma boa cerveja, curtir uma balada ou assistir a um show no parque. Há infinitas opções de lazer, para todos os gostos e idades. Neste post, você encontrará algumas dicas de turismo cultural, de lugares para comer e se hospedar, para fazer compras e muito mais. Para não tornar o post muito longo postaremos em partes. 

Quanto tempo ficar?

Eu estive em Londres duas vezes, na primeira fiquei vinte dias e na segunda, apenas quatro. Se você é o tipo de pessoa que, como eu, adora conhecer o máximo possível de atrações culturais, de parques, de sair à noite e de ainda ter aquele tempinho para fazer compras, eu recomendo que fique pelo menos uma semana. E não digo isso somente por ser minha cidade favorita do mundo, mas porque realmente tem muita coisa para fazer.


Atrações turísticas e culturais (dividas por região)

Westminster / Whitehall

Esta região de Londres aparece com frequência nos filmes hollywoodianos e é bem conhecida dos turistas, até dos mais leigos. Nela encontram-se os principais símbolos do poder político e religioso da Inglaterra: a residência real, o Parlamento e as igrejas.

  • Palácio de Buckingham

O Palácio tornou-se a residência oficial da monarquia britânica em 1837, no governo da Rainha Vitória.

Endereço: The Mall SW1, Buckingham Palace, London SW1A 1AA
Abertura ao público:
25 julho - 31 agosto (aberto diariamente das 09:30-19:30)
1-27 setembro (09:30-18:30)
Preço: 35 libras
Metrô: Estação Victoria (Circle, District e Victoria Line), St James’s Park (District e Circle) e Green Park (Jubilee, Piccadilly e Victoria Lines).
Site oficial: https://www.royalcollection.org.uk


Imagem 1 - Buckingham Palace
Fonte: Do Autor

  • Queen’s Gallery

A galeria da Rainha é um espaço permanente de exposição de objetos e tesouros da Coleção Real como joias, vestidos, móveis, obras de arte, entre outros.

Aberto ao público:
2 Jan - 24 Jul: diariamente 10:00-17:30
25 Jul – 27 Set: diariamente 09:30-17:30
28 Set - 31 Dez: diariamente 10:00-17:30
Preços: Adulto: 10 libras
Metrô: Estação Victoria (Circle, District e Victoria Line), St James’s Park (District e Circle) e Green Park (Jubilee, Piccadilly e Victoria Lines).


  •  National Gallery 

Um belo museu, de arquitetura em estilo vitoriano, com a incrível vantagem de ser gratuito. Reúne a coleção nacional de pinturas desde o século XIII até o XIX. Entre as preciosidades estão obras de Michelangelo, Raphael, Jan van Eyck, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Rubens, Rembrandt, Diego Velázquez, Claude Monet, Paul Cézanne e Van Gogh. Confira os principais quadros aqui

Endereço: Trafalgar Square WC2
Aberto ao público:
diariamente 10:00 – 18:00
Sexta 10:00 – 21:00
Estação de metrô: Charing Cross
Site oficial: http://www.nationalgallery.org.uk/


Imagem 2 - National Gallery
Fonte: Do Autor

  • Abadia de Westminster

Fundada no ano 960, a Westminster Abbey é uma das construções mais importantes do Reino Unido, de arquitetura gótica, é famosa mundialmente por ser o local de coroação da monarquia, além de ser a igreja onde se casaram Príncipe William e Kate Middleton, em 2011. Geoffrey Choucer, William Shakespeare, Sir Isaac Newton e Charles Darwin estão sepultados lá.

Endereço: Deans Yard
Aberta ao público: Geralmente ela fica aberta à visitação de segunda à sábado, mas é bom consultar o site para mais informações.
Estação de metrô: Westminster
Site oficial: http://www.westminster-abbey.org/visit-us


Imagem 3 - Westminster Abbey
Fonte: Do Autor
  • Palácio de Westminster

Este é um dos prédios mais imponentes e característicos de Londres, ele possui mais de mil salas e cinco quilômetros de corredores. Muitas pessoas não sabem que o famoso ‘‘Big Ben’’ é na realidade um sino de treze toneladas que reside na torre do palácio. O melhor lugar para se avistar a Houses of Parliamente e o Big Ben é da ponte de Westminster. De lá você também terá uma bela vista do Rio Tâmisa e do London Eye, uma roda gigante que serve como observatório da cidade, outra atração muito famosa.

Visitas ao Palácio
O parlamento britânico pode ser visitado de duas maneiras. Durante a semana, pode-se acompanhar os debates da casa, no sábado e durante o verão, o turista também pode fazer um tour guiado pelos prédios do Palácio de Westminster. Para saber mais sobre os tours guiados acesse:
http://www.parliament.uk/visiting/visiting-and-tours/tours-of-parliament/guided-tours-of-parliament/

Endereço: 20 Dean’s Yard, Westminster
Estações de metrô: Westminster ou Waterloo.
Site oficial: http://www.parliament.uk/

Imagem 4 - Houses of Parliament
Fonte: Do Autor

Imagem 5 - London Eye
Fonte: Do Autor


          Covent Garden / Soho / Bloomsbury:

A região entre Piccadilly Circus e Covent Garden é uma das mais movimentadas da capital britânica, seja durante o dia ou à noite. De dia, o alvoroço fica por conta dos consumidores ao longo da Oxford Street e dos cafés de Covent Garden, durante à noite, os teatros são invadidos pelos amantes do teatro musical e de óperas.


  • British Museum

O Museu Britânico foi o primeiro grande museu público, gratuito, nacional e secular em todo o mundo. Foi também pioneiro nos métodos museológicos. Ele abriga relíquias da história universal, entre elas máscaras astecas, moedas do período helenístico, esculturas egípcias e gregas, a  Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas, totalizando mais de 13 milhões de peças históricas.

Endereço: Great Russel St WC1
Entrada gratuita!
Aberto ao público: Diariamente das 10:00 às 17:30
Estação de metrô: Holborn

Imagem 6 - British Museum
Fonte: Do Autor

  • Royal Opera House

A Royal Opera House é uma casa de espetáculos localizada em Covent Garden. É um dos melhores locais do mundo para se apreciar um espetáculo de balé, concerto ou ópera.  É sede da companhia de ópera “The Royal Opera“, da companhia de balé “The Royal Ballet” e da Orquestra do Royal Opera House. Para comprar ingressos para espetáculos acesse:

Eu assisti em julho de 2015 a montagem da ópera ‘‘Guillaume Tell’’ de Rossini. Recomendo muito a experiência. O local é deslumbrante.

Tours na Royal Opera House
Há dois tours guiados diferentes pelo teatro. Um, chamado “Velvet, gilt and glamour”, com ingressos a £7,00. O tour, com duração de 45 minutos, enfoca os aspectos arquitetônicos e históricos do auditório principal.
O outro, chamado “Backstage Tour”, tem duração de 1,5 h e custa £10,00. Neste tour, é possível, além de conhecer o backstage, saber detalhes das produções recentes. Confira informações completas pelo site: http://www.roh.org.uk/visit/tours

Endereço: Bow St
Metrô: estação Covent Garden


Imagem 7 - Royal Opera House
Fonte: Do Autor
  • Somerset House

É um palácio neoclássico situado entre a Strand e o Rio Tâmisa. É um centro cultural e artístico que abriga exposições e promove apresentações durante todo o ano. Também é conhecido pela grande pista de patinação no gelo que fica à disposição dos turistas e visitanted locais durante os meses de inverno. Dentro desse centro cultural encontram-se duas galerias interessantes: a Courtauld Gallery e a Embankment Gallery.

Endereço: Strand WC2
Estação: Temple

- Courtauld Gallery

Reúne obras impressionistas e pós-impressionistas. Uma excepcional coleção de pinturas, desenhos, esculturas e gravuras, da Renascença ao século XX.

Aberta diariamente de 10:00 às 18:00.
Ingressos: £6,00 para a coleção permanente e todas as exposições temporárias e segundas-feiras  £3,00 (dia inteiro).

- Embankment Gallery

Exposições de design, arquitetura, moda e fotografia.

Aberta diariamente das 10.00-18.00

Site oficial: http://www.somersethouse.org.uk


Imagem 8 - Somerset House

Continua no próximo post...

Curta nossa página no Facebook, clique aqui
Até mais!


Referências

MAPA DE LONDRES. Atrações . Disponível em: <http://mapadelondres.org/>. Acesso em: 20 jun. 2013.

2 comentários: