segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Colmar: Cidade de Contos de Fadas na França

Imagem 1: Petite Venise, Colmar, França.
Fonte: Do Autor 

Bem antes de fazer meu roteiro de viagem pela França, deparei-me com uma matéria de um blog que listava dez cidades do mundo que parecem ter saído de um conto de fadas, e lá estava Colmar. Foi quando me encantei com a beleza desta pequena cidade francesa, localizada na região da Alsácia e logo soube que incluiria a mesma em meu roteiro de viagem quando visitasse a França novamente. Deixo aqui minhas impressões de Colmar, juntamente com um guia das principais atrações turísticas e culturais da cidade, além de algumas fotos que tirei por lá. Você também pode conferir o álbum completo no Facebook, clicando aqui. Se quiser conferir o roteiro completo das cidades por onde viajei na França, clique nos links abaixo:

Colmar fica na região da Alsácia, no nordeste da França, próxima à fronteira com a Alemanha, e a infuência do país vizinho na Cultura, na Arquitetura e na Gastronomia desta região são visíveis. Sua população é de aproximadamente 67 mil habitantes. É a capital da região vinícola alsaciana, com suas casas em enxaimel coloridas, travessas de paralelepípedos e canais adornados com pontes, que dão ao viajante a impressão de estar viajando no tempo, mais especificamente nos anos 1400. Para quem gosta de fotografia, é um prato cheio. É também uma boa pedida para casais apaixonados, as paisagens deslumbrantes criam um clima romântico ideal.
Assim como todas as cidades que visitei na França, Colmar guarda muita história e cultura em suas magníficas igrejas e museus. Um dia é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade a pé (tudo fica muito perto, no centro), fazer o passeio de barco e ainda aproveitar a divina gastronomia alsaciana. Veja a seguir as principais atrações:

  •    Petite Venise
Bairro histórico onde se encontram as mais belas paisagens de Colmar. É chamado de “Pequena Veneza” apenas devido ao canal, pois não lembra em nada a cidade italiana.  Alguns destaques da área: a medieval Rue des Tanneurs; o quai de la Poissonerie, antigo bairro dos pescadores; o imperdível passeio de barco a remo pelo canal; os restaurantes que oferecem ótimas opções de cervejas locais e a tarte flambée, uma deliciosa especialidade gastronômica da região.
Os passeios de barco saem de meia em meia hora da rue de la Herse, ao lado do restaurante Le Caveau Saint-Pierre e custam 6 euros (gratuitos para menores de 10 anos).
Horários: 10h00 às 12h00 e 13h30 às 19h00


Imagem 2: Petite Venise, Colmar, França. 
Fonte: Do Autor

  • Musée d’Unterlinden
Museu instalado em um mosteiro dominicano de arquitetura gótica. Abriga um acervo de estátuas de pedra medievais e gravuras do fim do século 15. A atração principal é o “Retábulo de Issenheim”, uma das mais importantes obras sacras já criadas, atribuído ao escultor Nicolas of Haguenau e o pintor Mathias Grünewald, o retábulo é uma representação realista de cenas do Novo Testamento, da Natividade à Ressurreição.
O museu possui também uma coleção de arte moderna com obras de Monet, Renoir e Picasso, além de sediar exposições temporárias. Saiba mais sobre o acervo e a agenda no site oficial do museu.
Horários:
Segunda e quarta das 10–18 h
Quinta das 10–20 h
Sexta a domingo das 10–18 h
Fechado às terças
Entrada: 13 euros (adultos)
Endereço: Place Unterlinden F-68000 Colmar

Imagem 3: Musée d'Unterlinden, Colmar, França. 
Fonte: Do Autor

  •   Musée Bartholdi
A colossal Estátua da Liberdade localizada na Ilha da Liberdade, no porto de Nova York, grande símbolo da nação norte-americana, ícone da liberdade dos Estados Unidos, foi projetada por um francês da cidade de Colmar, chamado Frédéric Auguste Bartholdi, construída por Gustave Eiffel (o mesmo que construiu a Torre Eiffel) e foi dada como presente da França aos Estados Unidos em 28 de outubro de 1886. A casa onde nasceu Bartholdi, em Colmar, foi transformada em um museu que homenageia o escultor. No site oficial do museu, é possível fazer uma visita virtual pela bela residência dos Bartholdi, clique aqui
Endereço: 30 rue des Marchands.
Horário: 10-12h e 14-18 de quarta a segunda.
Entrada: 5 euros (adultos), 3 euros (crianças)




Imagem 4: Musée Bartholdi, Colmar, França.

  • Église St-Matthieu
Belíssima igreja protestante franciscana.
Endereço: 3 Grand Rue
Horários: 10-12h, 15-17h.


Imagem 5: Église St-Matthieu, Colmar, França.

  •  Église des Dominicains
Igreja gótica que abriga o celebrado tríptico “La Vierge au Buisson de Roses”, de Martin Schongauer, de 1473. Os vitrais são do século 14 e 15.
Endereço: Place des Dominicains
Horários: 10-13h e 15-18h
Entrada: 1,50 euros (adulto), 0,50 (criança)


Imagem 6: Église des Dominicains

  • Maison des Têtes
Casa construída em 1609 para um comerciante de vinhos, como o próprio nome sugere a casa é adornada por cabeças (têtes) de animais, demônios e querubins.
Endereço: 19 rue de Têtes 


Imagem 7: Maison des Têtes, Colmar
Fonte: Do Autor

  • Ancienne Douane
Conhecida localmente como Koïfhus, esta Alfândega do fim da Idade Média com telhado de ardósia hoje recebe exposições e concertos. É a construção pública mais antiga da cidade de Colmar. Localizada ao final da Rue des Merchands.
Endereço: Place de l’Ancienne Douane.


Imagem 8: Ancienne Douane de Colmar
Fonte: Do Autor

  • Collégiale St-Martin
Catedral gótica com telhado em mosaico, pináculo de cobre em estilo mongol e belos vitrais.
Endereço: Place de la Cathédrale
Horários: 8h30-19h




Imagem: Collégiale St-Martin
Fonte: Do Autor

  • Musée du Jouet
Um museu que conta a história dos brinquedos de várias décadas passadas, dedicado às crianças de todas as idades e também a crianças grandes (adultos), que se deliciarão com lembranças da infância. Confira a coleção do museu aqui. Também é possível fazer uma visita virtual aqui
 Endereço: 40 Rue Vauban
Horários:
Jan à Nov: 10h-17h com exceção das terças
Jul-Ago : todos os dias das 10h-18h
Dez: todos os dias das 10h-18h


Entrada: Adulto - 5 €, jovem de 8 à 18 anos -3,90 €, menos de 8 anos – gratuita


Imagem: Musée du Jouet, Colmar 


Tem alguma dúvida? Precisa de alguma outra dica que não citei aqui? Deixe um comentário e será um prazer respondê-lo. 
Espero que tenham gostado do roteiro cultural de Colmar, em breve escreverei sobre mais cidades francesas que visitei. Até logo! 

Obrigada a todos que visitaram o blog, que curtiram e compartilharam as postagens do Planeta Criativo em 2016. Postarei mais roteiros e mais dicas imperdíveis no ano que vem!
Feliz 2017!!!!