domingo, 22 de novembro de 2015

Turismo Cultural na Cidade Maravilhosa

por Ana Paula Teixeira 

O Rio de Janeiro é o destino turístico mais famoso do Brasil, principalmente para quem vem de fora. Quando falamos em Rio de Janeiro, pensamos no samba, nas favelas, no Pão de Açúcar, no Cristo, nas belas praias, na Lapa e em vários outros ícones da cidade maravilhosa. Mas não podemos esquecer que o Rio de Janeiro é um centro de cultura no país e que tem muita história para contar. Além de ir às praias, escutar uma boa música e visitar as atrações turísticas principais, os viajantes mais exigentes podem desfrutar de uma infinita gama de atividades que não estão no roteiro tradicional.   
Neste post, você encontrará dicas de atrações diversas, desde as mais conhecidas até parques, museus e praias afastadas. Se você está pensando em conhecer o Rio de Janeiro e quer aproveitar cada momento, além de aprender mais sobre a História e a Cultura do nosso país, não deixe de ler esta postagem. Dividiremos as atrações em bairros e falaremos também sobre dois lugares imperdíveis em Niterói. 

Imagem 1: Vista do Morro da Urca
Fonte: Do Autor

CENTRO

  • MAR – Museu de Arte do Rio
Este museu conta a história da cidade por meio de exposições permanentes e temporárias. Está localizado em dois prédios que muito diferem um do outro. O Palacete Dom João VI é um antigo palacete tombado, abriga as salas de exposição do museu, e o edifício vizinho, de estilo modernista, originalmente um terminal rodoviário, abriga a Escola do Olhar, que é “um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino”. (Fonte: Museu de Arte do Rio)
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro
Como chegar:
Ônibus 119, 123, 2017
Metrô: descer em Uruguaiana
Horários: TERÇA - 10h às 19h, QUARTA A DOMINGO - 10h às 17h
Entrada: Geral 8,00, meia 4,00. Gratuito às terças
Site: http://www.museudeartedorio.org.br/


Imagem 2: Museu de Arte do Rio
Fonte: Casa Abril

  •  Caixa Cultural
É um centro cultural mantido pela Caixa Federal, com unidades no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília. Seu objetivo é fomentar a diversidade e patrocinar a realização de eventos que valorizem as raízes culturais do Brasil, como espetáculos de música, teatro, dança, exposições de artes visuais, dentre outros. Além dos eventos realizados no espaço da Caixa Cultural, a empresa ainda mantém extensos acervos históricos e artísticos.
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro 
Metrô: descer em Cinelândia.
Horários: Terça a domingo, das 10h às 22h


Imagem 3: Caixa Cultural
Fonte: Time Out

  • Real Gabinete Português da Leitura
Este majestoso gabinete de leitura é de cair o queixo. Foi construído em 1880 e transformou-se em uma biblioteca pública em 1900. Desde então, conta com programação cultural aberta ao público. Se você, como eu, é fascinado por bibliotecas, precisa conhecer esta, ela possui milhares de livros, é realmente impressionante.
Endereço: Luís de Camões nº 30 – Centro
Metrô: descer em Uruguaiana
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 h
Entrada: gratuita

Imagem 4: Real Gabinete Português de Leitura
Fonte: Do Autor

  •  Palácio Tiradentes
Inaugurado em maio de 1926, o palácio sedia atualmente a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mas foi o antigo prédio do Congresso Nacional brasileiro, entre 1926 e 1960. O prédio é lindíssimo e é muito fácil avistá-lo no centro do Rio.
Endereço: Rua Dom Manuel
Como chegar: Ônibus 2329, 2333, 2334, 2335, 2337, 2338


Imagem 5: Palácio Tiradentes
Fonte: Do Autor

  • Biblioteca Parque Estadual
A BPE possui um acervo de cerca de 200 mil livros de ficção e não-ficção, livros de arte, quadrinhos, biblioteca infantil e 20 mil filmes. “Em seus atuais 15 mil m², a biblioteca promove também experiências únicas com oficinas, laboratórios, plataformas multimídia e uma diversidade de linguagens artísticas.” (Fonte: Biblioteca Parque Estadual) Quando estive no Rio de Janeiro, estava tendo uma exposição de figurinos da novela da Globo “Meu Pedacinho de Chão”. Confira no site a programação quando for visitar a cidade.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261, Centro.
Como chegar: Metrô L-1 em direção a Saens Pena, descer em Uruguaiana
Horários: DE TERÇA A DOMINGO DAS 10H ÀS 20H.
Entrada: gratuita
Site: http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br/#home


Imagem 6: Biblioteca Parque Estadual

  • Theatro Municipal
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909, é um dos edifícios mais imponentes da região conhecida como Cinelândia, no centro da cidade. Lá você pode fazer visitas guiadas e assistir a grandes espetáculos Confira a programação no site. 
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro
Como chegar: Metrô L-1 em direção a Saens Pena, descer em Cinelândia
Visita guiada
Horários: Sábado e feriados 11h, 12h e 13h
Ingresso: 10,00 (inteira), 5,00 (meia)
Lotação por visita: 50 pessoas

Imagem 7: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Fonte: Do Autor

  • Centro Cultural Banco do Brasil
O prédio de arquitetura neoclássica do Centro Cultural do Banco do Brasil foi projetado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, em 1880. No passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. No final da década de 1980, a fim de resgatar o valor simbólico e arquitetônico do local, o Banco do Brasil decidiu transformá-lo em um centro cultural, tornando-se rapidamente um dos mais importantes do país.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Como chegar: Ônibus 119, 121, 123, 124, 125, 177, 2017
Horários: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro




Imagem 8: Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro

  • Ministério da Educação e Cultura
O Edifício Gustavo Capanema ou Palácio Capanema, também conhecido pelo seu uso original como MEC, é um marco na Arquitetura Moderna Brasileira, parada obrigatória para os amantes da Arquitetura. Foi projetado por um grupo de arquitetos composto por Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria do mestre franco-suiço Le Corbusier. O edifício de 16 andares está suspenso sobre pilotis de 10 metros de altura, permitindo o trânsito livre de pedestres por todo o pavimento térreo. Simplesmente genial. O revestimento externo do edifício é decorado por azulejos do pintor brasileiro Cândido Portinari.
Endereço: Rua da Imprensa, 16 – Centro
Metrô: descer em Cinelândia

Imagem 9: Edifício Capanema
Fonte: Do Autor

Imagem 10: Azulejos de Cândido Portinari, Edifício Copanema
Fonte: Do Autor

  •  Biblioteca Nacional
Prédio histórico de arquitetura imponente com escadarias, amplas claraboias em vitral colorido, bela ornamentação e salas preservadas, além das obras de arte espalhadas pelos diversos espaços do prédio. Nos espaços internos da biblioteca, os visitantes também têm acesso a exposições temáticas. É a maior biblioteca da América Latina.
Endereço: Av. Rio Branco 219.
Metrô: descer em Cinelândia
Horários: segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h
Visitas de 1 em 1 hora.
Site: https://www.bn.br/


Imagem 11: Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro
Fonte: Wikimedia

  • Museu Nacional de Belas Artes
A bicentenária coleção do Museu Nacional de Belas Artes conta a história das artes plásticas no Brasil desde os seus primórdios. O belíssimo acervo reúne obras nacionais e internacionais, nomes como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Jean-Baptiste Debret, Tomie Ohtake, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Alfred Sisley e Auguste Rodin. Imperdível para os apreciadores da Arte!
Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro
Metrô: descer em Cinelândia
Horários: Terça a sexta-feira das 10 às 18hs; Sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas.
Entrada: R$ 8,00, meia: R$ 4,00. Grátis aos domingos. Venda de ingressos e entrada de visitantes até 30 min antes do fechamento do museu.



Imagem 12: "Bandeirinhas", Alfredo Volpi
Fonte: Do Autor

Imagem 13: "Navio Negreiro", Di Cavalcanti
Fonte: Do Autor

          GÁVEA

  • Instituto Moreira Salles 
A residência foi projetada por Olavo Redig de Campos e os jardins por Roberto Burle Marx responsável pelo paisagismo do Parque Ibirapuera em São Paulo, a Pampulha em Belo Horizonte e o Eixo Monumental em Brasília. A casa em si já é uma atração, pois é um importante ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. O Instituto possui acervo de Fotografia, Iconografia, Música e Literatura, abriga exposições, filmes e shows.
Endereço: Rua marquês de são Vicente, 476, Gávea
Como chegar: Ônibus 570, 574 ou 584 + 170 ou 2014
Horários: Terça a domingo, 11 as 20h
Entrada: Inteira 22, meia 11 reais


Imagem 14: Instituto Moreira Salles
Fonte: Wikimedia

Continua no próximo post!

Fique ligado que em breve postaremos a continuação dos roteiros de Londres e da França!
Curta nossa página no Facebook e siga a gente no Instagram @planetacriativo

Até mais!


3 comentários: