por Marcinha Lopes
Imagem: ''Mona Lisa'', Lonardo Da Vinci
Fonte: Saber Cultural; Museu do Louvre
Há alguns anos estive em Paris, mais especificamente no
famoso e imenso museu do Louvre, para finalmente conhecer a obra prima de um
dos grandes nomes do Renascimento, Leonardo Da Vinci. No ano seguinte, iniciei
um curso de História da Arte, no qual descobri vários detalhes e histórias sobre a
Mona Lisa. Afinal, o que faz uma obra se imortalizar é exatamente a sua
história. Neste ano, voltei a Paris e vi a Mona Lisa com um olhar mais apurado,
afirmo com toda certeza que seria capaz de ficar horas e horas observando-a,
pena que o metro quadrado ali é bem disputado, e tampouco é possível vê-la
detalhadamente, já que as pessoas são mantidas a uma distância de mais ou menos
dois metros da obra.
Mas vamos por partes. Primeiramente, quem era Mona Lisa?
Dizem que ela era uma bela mulher casada com o comerciante de seda Francesco
del Diocondo. Outros afirmam que La Dioconda era Isabella de Aragão, uma
duquesa de Milão. Há uma terceira teoria de que aquela face é, na realidade, da
mãe de Leonardo. Por fim, há ainda outra teoria mais extremista, a qual defende
que Leonardo era homossexual e que aquela imagem representa sua própria face.
Um fato curioso é que ele, ao concluir sua obra, não aceitou entregá-la a
ninguém que quisesse encomendá-la.
Para você que está se perguntando: O que faz essa obra ser tão
especial? Em primeiro lugar, porque a pintura é perfeita em se tratando de
proporções. O corpo da Gioconda está inclinado lateralmente, mas sua cabeça
está em outra inclinação, nem lateral nem frontal. Além disso, podemos destacar
seu olhar marcante e seu sorriso estagnado. A Mona Lisa que está no Louvre
(sim, existe outra, na Fundação Mona Lisa, na Suiça, supostamente pintada antes
da Gioconda do Louvre, também por Da Vinci) foi pintada em óleo sobre madeira,
o quadro tem 75cm e suas laterais foram compactadas, deixando quase
imperceptível a presença de colunas gregas nas laterais. O modo como Leonardo
usa a luz é incrível e serve para destacar o que ele quer que seja destacado, respeitando
a posição correta que a mesma deve ter sobre os objetos iluminados, como as
mangas da roupa. Se observarmos atentamente, podemos perceber que o formato
do rosto, a posição das mãos, que está sobre o braço de uma cadeira de madeira,
juntamente com o jogo de luz, compõem os traços de uma pirâmide (Confira na
foto abaixo).
A parte mais sensacional, da qual poucas pessoas sabem, é que
existe um véu preto transparente sobre os cabelos de Mona Lisa. Ele foi tão bem
feito com pinceladas, sem resquícios, que é praticamente imperceptível. A impressão
de profundidade, quase como numa fotografia, revela montanhas e uma floresta em
desnível. À medida que vamos nos distanciando do quadro, não conseguimos mais
ver os detalhes da paisagem. Vale ressaltar que Da Vinci começou a pintá-la em
1503 e que as técnicas utilizadas por ele estavam à frente de sua época. Tal
fato faz com que os traços do artista sejam muito característicos, podemos
citar, por exemplo, a distinção entre Da Vinci e os artistas da época ,cujas pinturas apresentavam o fundo negro e o jogo de luzes focava somente naquilo que queriam destacar.
Observações:
- É a coluna, existe outra do outro lado;
- Repare o jogo de luz nas mangas enrugadas da Monalisa, e como o jogo de luz é perfeito;
- Esta imagem está escura, mas se trata do descanso de uma cadeira de madeira em que as mãos da Monalisa estão apoiadas;
- O véu que está sobre os cabelos de Monalisa;
- O fundo, quando olhamos de longe, aparenta ter pinceladas sem detalhes, ao passo que, quando estamos perto, podemos ver perfeitamente estrada, pontes e o desnível da paisagem, dando a impressão de profundidade e distanciamento;
- O formato de pirâmide, em que a base é maior devido à posição dos braços e o topo é menor;
- O olhar e o sorriso estagnado, criando a ilusão de que ela está olhando para o observador.
Bibiografia reccomendada:
MORAES, Érika de. Mona Lisa: sentidos múltiplos de um sorriso enigmático. Delta, São Paulo, v. 29, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502013000300005&script=sci_arttext>. Acesso em: 17 maio 2015.
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Até logo!
Obra perfeita! Muito bom entendê-la melhor!
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